Covid

Paciente dos EUA recebe transplante de pulmão com Covid-19 e morre; caso acende alerta

Por Antonio Carlos em 23/02/2021 às 16:54:47

Uma mulher americana morreu por Covid-19 após receber um transplante de pulmões infectados pelo coronavírus. O caso aconteceu no estado do Michigan, no Estados Unidos. A morte aconteceu dois meses após o procedimento. De acordo com matéria do portal Extra, a doadora tinha o vírus de forma assintomática, não mostrava sinais da doença e, inicialmente, testou negativo.

A doadora morreu com uma lesão cerebral após um acidente de carro. A receptora sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica. As amostras de nariz e garganta coletadas rotineiramente de doadores e receptores de órgãos apresentaram resultados negativos para SARS-CoV-2, ressaltou a matéria.

O episódio está sendo discutido por integrantes da Escola de Medicina da Universidade de Michigan Medical (EUA). Eles acreditam que este pode ser o primeiro caso comprovado de transmissão do vírus por meio de um transplante de órgão no país.

A reportagem também ressalta que um cirurgião que tratou dos pulmões da doadora também foi infectado com o vírus.

Até o momento, esse foi o único caso confirmado entre quase 40.000 transplantes realizados em 2020. Ainda assim, levou a pedidos de testes mais completos de doadores de transplante de pulmão, com amostras colhidas de dentro dos pulmões do doador, bem como do nariz e da garganta, explicou Daniel Kaul, diretor do serviço de doenças infecciosas de transplantes da Michigan Medicine.

"Não teríamos de forma alguma usado os pulmões se tivéssemos um teste de Covid positivo", disse Kaul, que é co-autor de um relatório sobre o caso na revista "American Journal of Transplantation".

Fonte: Bahia Noticias

Comunicar erro
gostou anuncie aqui