Covid

Fisioterapeuta de Natal recebe doses diferentes de vacina contra Covid-19

Por Antonio Carlos em 18/02/2021 às 14:12:59

Uma fisioterapeuta e professora universitária que trabalha numa maternidade pública de Natal, no Rio Grande do Norte, acabou sendo vacinada contra a Covid-19 com dois imunizantes diferentes. No mês passado ela recebeu a primeira dose da vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca e nesta terça-feira (16) foi vacinada com a Coronavac (Sinovac/Butantan).

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que a fisioterapeuta, Solimar Palagar, de 47 anos, está sendo monitorada e foi "notificada para acompanhamento de possível evento adverso".

A justificativa da pasta, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, foi de que a falha pode ter ocorrido porque Solimar não teria feito o autocadastro e o nome estava ilegível no documento.

A secretaria também afirmou que se trata de um caso isolado.

"Cheguei ao local e a moça aplicou a vacina em mim, mas quando ela pegou meu cartão de vacinação para registrar e viu o lote da dose que eu tinha tomado primeiro disse: 'meu Deus, apliquei a vacina errada. Ela ficou muito assustada e eu fiquei muito nervosa'", contou a fisioterapeuta em entrevista ao G1.

A eficácia da vacina só é garantida com a aplicação de duas doses do mesmo imunizante. As pessoas que recebem a primeira dose de uma vacina devem tomar a segunda do mesmo imunizante. Não há comprovação científica de eficácia em casos em que a pessoa toma duas doses de fabricantes diferentes.

Fonte: Bahia Noticias

Comunicar erro
gostou anuncie aqui