Banner Jogue Lixo no Lixo

88ª CIPM participa de reunião e discute a realização de barreiras sanitárias por indígenas contra a disseminação do COVID - 19

Por Antonio Carlos em 21/05/2020 às 07:34:38

No último dia 18 de maio, o staaf da 88ª CIPM / Alcobaça participou de uma reunião realizada na Secretaria de Saúde do Município do Prado, onde foi discutido a realização de barreiras sanitárias por indígenas, contra a disseminação do COVID - 19, no Distrito de Corumbau. A reunião contou com a presença da PM, do Secretário Munipal de Saúde do Prado, o Sr. Cacau e do Chefe da Coordenação Técnica local da Funai em Itamaraju - BA, o Sr. Fabiano Almeida Nascimento.

Os índios pataxós estão fechando a estrada que liga o distrito de Guarani ao Distrito de Corumbau, alegando que a estrada passa pelas terras que compõe suas aldeias, deixando-os possivelmente vulneráveis ao Corona vírus.

Prepostos da Prefeitura estiveram no fim de semana passado, acompanhados por uma guarnição da 88ª CIPM, a fim de tentarem convencê-los a liberarem o acesso de moradores e serviços essenciais ao distrito, mas os caciques se mostraram resistentes ao pedido e continuaram o bloqueio.

Diante do quadro a FUNAI foi prontamente acionada e ficou decidido nessa reunião que a barreira sanitária levantada pelos índios não condiz com o recomendando pela Fundação.


O Coordenador da FUNAI está em interlocução direta com os caciques para o desbloqueio da estrada e já acionou os prepostos da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) que possui um distrito na Cidade de Itamaraju - BA, para mandar agentes de saúde as aldeias e montarem uma barreira sanitária em conjunto.


Existe um acesso secundário ao distrito, porém a estrada não apresenta condições de acesso à veículos de carga, prejudicando o escoamento da produção pesqueira, além de provocar um possível desabastecimento naquela comunidade.


Ainda não existe um clima de hostilidade dos índios para com a população do distrito de Corumbau, até pelo fato de grande parte dela ser formada por descendentes dos indígenas.

Denuncie e ajude a PM no combate ao crime.
? 190 - CICOM / (73) 3293-2185 - CENTRAL da 88ª CIPM

Comentários