Covid

Marujada é uma forte tradição cultural encontrada em todo o país

Por Antonio Carlos em 05/04/2021 às 19:21:02

A Marujada de São Benedito de Bragança, no Pará, é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fundada por um grupo de africanos escravizados, do então Grão-Pará e Maranhão, a Marujada tem seu primeiro registro no ano de 1789, no período colonial, quando nasce a irmandade de São Benedito. A irmandade tinha o propósito de realizar uma festa em louvor ao santo, com música e dança nas casas da região.

Nascido em 1524, na cidade italiana de Sicília, Benedito, aos 18 anos, já estava decidido consagrar-se ao serviço de Deus. Aos 21 anos, aceitou o convite dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis, fazendo votos de pobreza, obediência e caridade. Coerente aos votos era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir orações. Mesmo não tendo sido ordenado sacerdote, seus irmãos o elegeram superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, e o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, devido às muitas profecias que fazia. São Benedito morreu aos sessenta e cinco anos, no dia 4 de Abril de 1589. Foi canonizado em 24 de Maio de 1807, pelo Papa Pio VII.

O dia do santo é comemorado em 5 de Outubro. Mas entre as Festas folclóricas do nosso município, uma das tradições também é a Festa em Homenagem à São Benedito, realizada na primeira segunda-feira após a sexta-feira da Paixão de Cristo, pela Marujada de São Benedito.

Também conhecida como congada, por sua origem africana, a Marujada de São Benedito , composta por homens e crianças tendo a frente o mestre e os violeiros, seguidos por filas de marujos com seus pandeiros repetindo cânticos emocionados em homenagem à São Benedito.

Os trajes típicos dos Marujos também merecem destaque, com seus capacetes ornamentados com fitas coloridas e espelho. As roupas tradicionais são calça e túnicas brancas, também enfeitadas com fitas coloridas. O nome marujada passou a ser utilizado à partir de 1929. Anteriormente era conhecida como roda de samba.


Por Wander Noronha

Referências

IPHAN WIKiPEDIA Sinopse da História de Prado- Jacy Ribeiro Có

gostou anuncie aqui