Prefeitos definem cargos de comissão do Consórcio de Saúde

Os nomes para Diretor Executivo, Assessor Especial e Assistente Social, foram definidos em uma assembléia extraordinário na sala de reuniões do Lord em Teixeira de Freitas, cidade que sedia o consórcio.

De acordo com Presidente dos Consórcios da Bahia e representante do Governador Rui Costa no evento, Nelson Portela, o Consórcio do extremo Sul é o primeiro a definir os cargos de comissão, passo importante na fase de conclusão para implantação do projeto.

Assinado em 5 de novembro do ano passado, o Consaúde da região é o primeiro em toda a Bahia criado com objetivo de equilibrar os custos e promover melhorias na prestação de serviços à comunidade.

Por meio do Consórcio, Teixeira de Freitas, considerada cidade polo do extremo Sul, que oferece serviços de média e alta complexidade e atende a toda a região, receberá a contrapartida desses municípios de forma proporcional à sua população. Além do custeio proporcional dos municípios consorciados, o Governo do Estado entrará com a participação em 40% dos recursos necessários para o funcionamento do Consórcio.

A proposta é que o Consaúde funcione em rede. Assim como o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e a Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas (UPA), outras unidades de saúde serão credenciadas para o atendimento da população. Para sanar as dificuldades de atendimentos referentes as especialidades médicas, o Consaúde terá uma Policlínica em fase de construção, também em Teixeira de Freitas, para atender essa demanda, promovendo o atendimento programado da comunidade regional.

O presidente do Consáude, prefeito Timóteo Brito, conduziu a assembléia ao lado do filho, Léo Brito, prefeito de Alcobaça e presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (APES). Ao comentar a importância da união dos 13 municípios para êxito do projeto, Timóteo destacou que a Políclina Regional, principal instrumento do Consórcio, deve ficar pronta em maio, mas com previsão de inauguração para agosto deste ano.

Ainda segundo Nelson Portela, 80% dos equipamentos da Policlínica já foram comprados. Uma novidade do projeto é a disponibilização de seis microônibus para atender pacientes de toda região com rateio de custeio do Estado. O presidente do Consórcio sugeriu que os prefeitos retomem as discussões acerca da possível inclusão do Hospital Municipal de Teixeira no Consaúde.

Quem também participou da assembléia foi o gerente regional do Banco do Brasil, Milton Cesar. O BB é a instituição financiadora do Consaúde e vai centralizar a movimentação financeira.

Aos Cargos

A assembléia definiu da seguinte forma:

Diretor Executivo – Juliano Ferreira da Mota

Assessora Especial – Bruna Katyuschia de Oliveira Gomes Frigeri

Assistente Administrativo – Claudiano Alves Pinto

O prefeito Betão de Lajedão, Dinoel Carvalho de Vereda, Mayra Brito de Prado, Dra. Jadina de Medeiros Neto, Calixto de Ibirapuã, Zuma de Itanhém, Manoelzinho de Nova Viçosa e Marcelo Angênica de Itamaraju, participaram da assembléia.

 

Por Sulbahianews