Prado: III Conferência Municipal de Educação

A Câmara Municipal de Prado foi palco nessa sexta-feira (24/11), da III Conferência Municipal de Educação, que trabalhou o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de Prado com a assinatura da Secretaria Municipal de Educação, a qual, toda equipe que a compõe, junto com a secretária de educação, Iralúcia Sincorá, não mediram esforços para o sucesso da conferência.

A Conferência Municipal de Educação vem se consolidando como estratégia fundamental para fortalecer diálogos democráticos e promover ampla participação na definição da política educacional no país. Ela possui caráter mobilizador e propositivo, articula expectativas da sociedade em relação ao direito à educação e, por meio da interação democrática entre sociedade civil e política, promove debates e a construção de propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação.

Dentre os variados objetivos, estão o de avaliar instrumentos de participação popular na elaboração e implementação das políticas públicas educacionais, fortalecer e avaliar o sistema de gestão educacional e implementação dessa política, intermediando a relação com a sociedade na busca da construção de uma esfera público-participativa.

A III Conferência contou com a participação do Dr. Cássio Alexani Louredo Gabaglia como palestrante (no 1º momento), abordando o tema A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE), no 2º momento foi o Mestre Yuri Cruz que palestrou sobre PNE na articulação do SNE (eixo I), no eixo II, ele abordou assuntos relativos aos Planos decenais e SNE.

A abertura do evento também contou com a participação do Professor Solon Gomes de Sousa Professor da UNEB, coordenador da OBMEP regional BA05; o PIBID na área de Matemática. Ele participa do grupo de pesquisa do Projeto Análise dos Erros Cometidos pelos Discentes dos Cursos de Licenciatura em Matemática nas Universidades Estaduais da Bahia que veio ao município de Prado entregar o diploma e a medalha de bronze ao aluno JACKS WAGNER da Escola Santa Rita situada no povoado de Veleiros que ficou em 3º lugar nas Olimpíadas Nacional de Matemática