Município do Prado participa de encontro para discutir questões ambientais

O município do Prado participou na última quarta-feira, dia 25, de um encontro para discutir iniciativas de sustentabilidade e gestão ambiental compartilhada. 

20151125191738O encontro aconteceu no Auditório do Programa Arboretum, no bairro Nova Jerusalém, em Teixeira de Freitas, numa iniciativa proposta conjuntamente pela Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente e a Suzano Papel e Celulose.
O Promotor de Justiça Regional Ambiental, Dr. Fábio Fernardes Corrêa, cobrou dos municípios iniciativas para cumprir a legislação ambiental. 
A Suzano Papel e Celulose contratou um advogado especialista em direito ambiental para dar assessoria e consultoria para os municípios que já aprovaram a lei ambiental.
20151125191909De acordo com o Secretário de Administração, Robson Mattos, apenas quatro, inicialmente, serão beneficiados. “Isto porque esses municípios precisam fazer o dever de casa e aprovar a lei ambiental. Dentre os quatro, com a lei aprovada, está o município do Prado porque estamos fazendo nossa parte”, afirma.
Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Benedita de Jesus, “as questões ambientais estão em evidência e são urgentes as providências necessárias à proteção do meio em que vivemos e onde vão viver as futuras gerações”, argumenta.
GESTÃO AMBIENTAL COMPARTILHADA – A proposta é, através do Consórcio Construir, contratar uma equipe técnica (formada por biológos, engenheiros florestais, dentre outros) para o estudo da realidade desses municípios e a construção de projetos ambientais. 
O Consórcio Construir é formado por municípios de Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Jucuruçu e Teixeira de Freitas.
O ponto central é estabelecer metas para montar a infraestrutura necessária à solução de problemas enfrentados, como a falta de saneamento para boa parte da população e a construção de aterros sanitários, por exemplo.