ELEIÇÕES 2014: A IMPORTÂNCIA DO VOTO DA JUVENTUDE

eleicoes-2014-urnaA política brasileira é marcada por fortes traços, sejam eles bons ou ruins, devemos escolher de maneira correta e consciente, para não sermos mais uma peça no jogo político.

As eleições 2014 se aproximam, neste ano elegeremos candidatos a Presidente, Senadores, Deputados Federais, Governadores e Deputados nos seus respectivos Estados, e, é cada vez mais importante saber em quem votar, procurar a plataforma política dos candidatos, para fazer uma escolha certa. Afinal, os candidatos eleitos serão os representantes dos anseios e necessidades do povo, por isso é de fundamental importância participar e atuar não só no período eleitoral e, sim durante todo o mandato de seu candidato.

A juventude desempenha papel fundamental neste processo, desde os tempos mais remotos aos dias atuais que o jovem tem papel decisivo no mundo político, seja reivindicando, protestando, lutando e atuando neste meio. A partir dos 16 anos de idade, o voto é facultativo, ou seja; não se tem a obrigatoriedade de votar, porém, uma vez com o direito de votar, é de grande importância saber em quem votar. O primeiro voto, bem como todos que virão em sequência, devem ter uma consciência muito expressiva do valor do que aquele ato representa, não só meramente uma escolha em uma data pré-definida, é muito mais do que isso, o voto representa eleger alguém que cuide do seu país, do seu estado, da sua cidade, do seu município, que represente o povo e procure melhorar, atender e minimizar as mazelas sociais.

Por isso, o papel do jovem é tão grande e expressivo neste processo, pois é na juventude que se encontra o futuro do país e, é, se inteirando dos acontecimentos sociais que um jovem começa a atuar na sua cidade, em seu estado e em seu país. O melhor meio de não se conformar diante das corrupções políticas é atuar junto ao seu candidato, dando sugestões, cobrando ações mais efetivas, sendo um protagonista deste processo e, não mais meramente um espectador que acompanha a tudo e não faz nada.

Este é o grande momento da juventude atuar decisivamente nesta campanha, indo às urnas, cumprindo mais do que um papel de cidadão, um direito popular, o direito de escolher quem será os representantes do povo.
Vale a pena lutar para renovar, melhorar e concretizar, o sonho de cada cidadão, que mesmo com tanta corrupção e banalidade política acredita que o melhor meio de não se acomodar é atuar, escolhendo bem seus candidatos. No dia 05 de Outubro compareça às urnas e exerça seu papel cidadão e saia consciente que você ajudou a mudar o destino do povo brasileiro.

Colunista: Haroldo Carvalho de Morais
Ex Presidente do Poder Legislativo de Prado, Extremo Sul da Bahia, por dois biênios.
Ex Secretário Municipal de Educação do Município de Prado
Ex Secretário do Meio Ambiente do Município de Prado
Professor de Filosofia e Sociologia, Aposentado da SEC/BA.